segunda-feira, 16 de maio de 2011

FRUTA TORANJA


TORANJA



Rica em: vitamina C, potássio, cálcio folatos e caroteno. A toranja é muito bom para a visão, evitando a formação de cataratas, facilita a digestão, ainda é recomendado para a proteção contra o câncer do cólon e do estômago.

Planta da família das Rutaceae. Também conhecida como pelos nomes de pomelo, jamboa, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã entre outras denominações. É um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo com a laranja. Essa árvore atinge a altura de 5-6 metros de altura, embora possam atingir 13-15 metros. As folhas são verde escuro, longas e magras. Produz flores com quatro pétalas. O fruto é amarelo-alaranjado e esfolado, amplamente oblatas e intervalos de diâmetro de 10/15 cm. A carne é segmentada e ácida, variando em cores, dependendo do cultivo, que incluem brancos, rosados e tintos e polpas de diferentes doçuras.

Parte utilizada: frutos, óleo essencial, sementes.

Origem : Ásia

Plantio : Floração nos meses de abril a maio, prefere solo rico em húmus e teor de humidade moderado.


Princípios Ativos: acetaldeído, ácido ascórbico (vitamina C), ácido cítrico, apigenina, bergaptol, borneol, carvone, cimeno, citral, cumarina, escopoletina, eugenol, felandreno, geraniol, humuleno, limoneno, naringina, neral, quercetina, quercitrina, saponina, terpineol.


Propriedades medicinais: adstringente, aromática, conservante, estimulante, fungicida, tônica.



Sem comentários:

Enviar um comentário